sexta-feira, 29 de abril de 2016

Fora dos Grandes: Vitó Ferreira (Rio Ave)


Surpresa a classificação do Campeonato Nacional de Juniores? Só para quem realmente não acompanha a prova e o futebol praticado pelo líder surpresa, sim, mas até ao momento justo. Caso do Rio Ave, que apesar de possuir vários elementos com potencial apresenta a sua figura no meio-campo - Vitó Ferreira.
 
Vitó ocupa uma posição no terreno que se encontra bem servida não só nos clubes de maior nomeada como também nos emblemas com menores aspirações, que, por via de também deterem bons valores ao nível da criação ofensiva no meio-campo, vêm discutindo com todo o mérito a conquista do título nacional de Juniores.

O surgimento de uma série de grandes talentos nos clubes de menor nomeada é um fenómeno que surgiu desde há algumas épocas a esta parte e com isso saiu a ganhar a nossa Liga, na qual já se estrearam e figuram vários destes jogadores - Vitó, de 18 anos, em pouco tempo deverá ser o próximo.

Jovem médio estreou-se pela equipa principal do Rio Ave na época passada

A organização ao nível do posicionamento e a inteligência como cria espaços deixam claro que os atributos do médio vila-condense se encontram claramente no mesmo patamar de vários desses jovens que já tiveram a oportunidade de se estrear na Liga ao serviço de clubes com ambições próximas das do Rio Ave, que já na época transata teve a possibilidade de estrear Vitó como profissional, lançando o jovem na altura sub-18 na Taça da Liga.

Apesar de na altura ainda se tratar de um jogador muito jovem e por isso pouco experimentado a competir entre seniores, o médio aproveitou bem a experiência disputando dois dos três encontros do Rio Ave na fase de grupos, o último deles enquanto suplente utilizado numa derrota sofrida no terreno do U. Madeira para disputar 22 minutos e deixar boas indicações, logo após a sua entrada para render o nigeriano Abalo.

Atualmente, ninguém entre os responsáveis do clube de Vila do Conde duvidará de que a valia é incomparável e que Vitó ultrapassará todos esses concorrentes para se tornar numa opção credível, pelo menos para o plantel, pois parece ainda numa fase muito precoce da sua carreira bem melhor do que esses atletas e que grande parte dos companheiros de posição no seu escalão etário, tornando um mistério o facto de nunca ter suscitado uma oportunidade para representar Portugal.

Vitó foi figura na recente goleada alcançada pelos Juniores vila-condenses em Alcochete

Apesar do valor demonstrado nas últimas duas épocas, com o destaque de na corrente ser muito provavelmente a figura maior do surpreendente líder do Nacional de Juniores, Vitó Ferreira nunca foi tido como opção para a Seleção Nacional sub-19, uma decisão que deve obviamente ser respeitada mas que começa já a ser vista como incompreensível face ao que o atleta vem demonstrando desde o início da temporada.

Para reforçar essa ‘candidatura’, Vitó apresenta sucessivos excelentes cartões-de-visita como a extraordinária exibição realizada há poucas jornadas frente ao Sporting, onde em plena Academia de Alcochete os nortenhos golearam por 5-1, com o jovem centrocampista, que alinha como número 8 ou mais adiantado como médio ofensivo, a ter sido autor de um dos tentos e figurado como um dos elementos em destaque no que será certamente o resultado mais inesperado da Fase Final.


Os números alcançados nessa tarde surpreenderam quem acompanha o futebol de formação nacional e, para cúmulo, nunca antes o Rio Ave havia vencido na Academia leonina, com o ‘bónus’ de tal resultado ter sido obtido numa tão adiantada fase da prova, o que neste momento ajuda o emblema nortenho em sonhar intrometer-se nas contas e repetir as façanhas de Alverca em 2001/2002 e Sp. Braga em 2013/2014 com a conquista do título nacional da categoria. Vitó também sonha.


Bilhete de Identidade
Nome: Vítor Emanuel Araújo Ferreira
Posição: médio-centro ou médio ofensivo
Data de nascimento: 18/09/1997
Altura: 1,80 m
Clube anterior: Dragon Force
Clube atual: Rio Ave

Total de visualizações