quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"Próximo passo é ser uma referência do Paços de Ferreira"

Diogo Jota foi uma das grandes surpresas da Liga NOS na última temporada. Ainda como júnior, foi lançado por Paulo Fonseca na primeira equipa dos "castores" e não desapontou: quatro golos e quatro assistências, em doze jogos. Sem dúvida, uma lufada de ar fresco no futebol português. Conheça-o um pouco melhor através do Jovens Promessas.



Fez grande parte da sua formação no Gondomar SC, destacando-se pelo registo goleador, nomeadamente como juvenil. Nunca houve interesse, por exemplo, do FC Porto, maior clube da região?

Sim, o FC Porto demonstrou interesse por mim, mas apenas quando era mais novo, em escolas e infantis. Assim como o Benfica.

Na transição para o escalão de juniores, mudou-se para o Paços de Ferreira, onde voltou a destacar-se pelos golos. Quando é que começou a ser chamado a treinar com o plantel principal? Como foi recebido pelos mais velhos?

Sensivelmente a meio da primeira época, comecei a treinar com a equipa sénior, e demonstraram interesse em assinar contrato profissional, coisa que ocorreu no final dessa mesma época. Fui bem recebido, pois como era da casa e tinha um bom espírito não causei problemas.

No final da época, assinou contrato profissional com os "castores". Em que estado se encontra a sua situação académica desde essa altura?

A altura em que assinei coincidiu praticamente com a conclusão do ensino secundário. Depois, dado o meu estatuto profissional, optei por não seguir para uma faculdade e concentrar-me apenas no futebol.

Na época passada, já sob o comando de Paulo Fonseca, estreou-se pela primeira equipa do Paços de Ferreira. De que forma foi tratado pelo técnico, ao longo dessa passagem para sénior? Teria sido possível com outro treinador?

Fui muito bem tratado pelo Mister Fonseca e pela sua equipa técnica. Ajudaram-me a evoluir desde o primeiro dia, até que comecei a disputar o lugar durante a época. Sinceramente, não sei [se teria sido possível], mas acredito ter tido sorte com a estrutura que encontrei.

Em termos de jogo, quais as principais diferenças entre o Nacional de Juniores e a Primeira Liga? Acha que, com a atual organização dos campeonatos jovens, um jogador chega aos seniores bem preparado?

Nunca chega completamente preparado, principalmente pelo ritmo de jogo e pelo pouco tempo para pensar. Mas, psicologicamente, penso que sim.

Ao longo da formação, atuou preferencialmente como médio ofensivo, mas apareceu na Primeira Liga como ponta de lança. Em que posição se sente mais confortável?

Sinto-me mais confortável como falso “9” ou segundo ponta de lança, pois apareço bem na área e sou bom nas segundas bolas. Mas sei que me adapto bem a várias posições do ataque.

Também na última época, surgiu a seleção nacional sub-19, que para além de si tinha dois jogadores com experiência de Primeira Liga: André Horta e Dálcio Gomes. Embora seja um registo modesto quando comparado com outros países, sente que o cenário da aposta na formação em Portugal está a mudar?

Sim, creio que está a mudar, embora muito por culpa das situações financeiras dos clubes. Mas é sempre bom que se olhe para a formação como forma de sustentar a primeira equipa.

No ‘playoff’ de acesso ao Europeu, Portugal defrontou Espanha, cujo capitão, o central Jesús Vallejo, assinou há dias pelo Real Madrid. Que futuro antevê para o jovem ex-Zaragoza?

Não joguei contra a Espanha por castigo. Gostava de o ter defrontado, pois nos jogos que vi ele apresentava-se sempre muito bem.

Saltou do Gondomar SC para o Paços de Ferreira, chegou aos seniores ainda como júnior e tornou-se jogador da seleção nacional. Qual o próximo passo, ou objetivo, para o seu percurso enquanto futebolista?

O próximo passo é, sem dúvida, afirmar-me e ser um jogador de referência no clube.

Como imagina a sua carreira daqui a dez anos?

Não faço ideia, mas espero, sobretudo, que esteja feliz.


A dois toques
Melhor jogador com quem partilhou balneário: Jean Seri [médio-centro do OGC Nice]
Futebolista favorito: Cristiano Ronaldo

Equipa que mais prazer lhe dá ver jogar: FC Barcelona

Total de visualizações