quarta-feira, 1 de julho de 2015

Simon Tibbling, criança com futebol de adulto


Recém-campeão europeu de sub-21, Simon Tibbling, o médio com ar de criança e passada peculiar, foi, depois da estrela John Guidetti, o grande destaque da Suécia no torneio. É sem surpresa a nova sensação do futebol do seu país e ameaça estrear-se muito em breve pela seleção principal. Já antes da prova havia feito seis meses de grande nível na Holanda, ao serviço do Groningen, podendo agora assinar por um clube com outras ambições. Desde logo, encaixaria no Ajax, que certamente o tem referenciado. 

Tibbling até começou o Campeonato da Europa no banco de suplentes, mas rapidamente pegou de estaca, para gáudio dos inúmeros adeptos que apoiaram a equipa. Na verdade, há muito que o pequeno atleta era tema de destaque na Suécia. Chegou ao Djurgårdens IF em 2011 e com apenas 16 anos já era convocado para a formação principal. Aos 17, estreou-se no campeonato e em janeiro último, peça-chave no clube, deu o salto para a Eredivisie, a troco de quase milhão e meio de euros.

Com John Guidetti, a estrela da equipa
A segunda metade da temporada não poderia, de facto, ter corrido melhor. Foi titular em todos os jogos do Groningen (sem exceção) e venceu a Taça da Holanda. Junte-se o troféu do Europeu Sub-21 e obtém-se um ano em cheio!

No seu país-natal, gerou curiosidade quando, já nos balneários após a vitória sobre Portugal, brincou com o facto de nunca na vida ter bebido uma pinga de álcool: “nunca bebi nem nunca vou beber. Hoje será chocolate em vez de álcool”.

Pela Suécia, Tibbling atuou como extremo mas, ao serviço do clube, é um médio. E neste Europeu revelou efetivamente atributos para jogar ao centro. Para começar, a sua percentagem de passes corretos ronda em grande parte dos encontros os 90%. Num dos jogos do Campeonato da Europa, chegou mesmo a superar os 95. Depois, é um jogador muitíssimo inteligente dentro das quatro linhas, tomando sempre decisões pouco comuns em jovens com 20 anos.


Para além disso, é muito dinâmico e interventivo, procurando permanentemente dar linha de passe, tem bom controlo de bola, “esconde-a” com mestria e desequilibra no um para um.






Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Simon Hjalmar Friedel Tibbling
Posição principal: médio-centro
Posições secundárias: médio direito e médio esquerdo
Data de nascimento: 07/09/1994
Naturalidade: Estocolmo (Suécia)
Clube atual: FC Groningen (Holanda)
Clube anterior: Djurgårdens IF (Suécia)

Total de visualizações