quinta-feira, 23 de julho de 2015

"Seria muito bom trocar a camisola com Iker Casillas"

Apareceu no Campeonato da Europa Sub-19 do ano passado como um completo desconhecido, proveniente do Ribeirão. Semanas depois, assinou pelo Atlético de Madrid e foi emprestado ao Moreirense. Atualmente, depois da excelente participação no Mundial Sub-20, é atleta do União da Madeira, igualmente cedido pelos colchoneros. Conheça André Moreira.


Quando estava nos iniciados ou nos juvenis do Ribeirão, como imaginava o seu futuro em relação ao futebol? Acreditava numa carreira profissional, mesmo estando num clube com aquela dimensão?

Eu acho que todos os jovens que jogam nesses escalões sonham um dia poder ser profissionais, mas nessa altura o futebol assume muitas vezes uma posição de passatempo, principalmente.

O rumo na sua carreira começou a alterar-se, possivelmente, quando passou a ser agenciado por Jorge Mendes. Tem ideia de como é que a Gestifute o descobriu no Ribeirão?

O rumo da minha carreira começou a alterar-se quando comecei a jogar na equipa principal do
Ribeirão. Com isso, surgiu a seleção e a Gestifute.

Terminada a sua ligação ao Ribeirão, assinou contrato com o Atlético de Madrid. Que ideias lhe passaram os dirigentes colchoneros relativamente ao seu futuro?

O feedback foi muito bom. Com trabalho e dedicação, um dia poderei representar o clube.

Logo no início de 2014/15, foi emprestado ao Moreirense, onde realizou apenas duas partidas, ambas para a Taça da Liga. Olhando agora para o passado, acredita que foi uma má opção para a sua carreira? Considera que o salto para a Primeira Liga foi demasiado precoce?

Sem dúvida que foi muito positiva, a época no Moreirense. Aprendi muito e foi o passo certo para a minha carreira.

Este ano, voltou a ser cedido, desta feita ao recém-promovido União da Madeira. Não houve a possibilidade de permanecer em Moreira de Cónegos, visto que com um ano de trabalho as probabilidade de atuar com outra regularidade seriam maiores?

O meu contrato de empréstimo era de um ano. Terminado esse ano, a opção recaiu sobre o União.

O facto de o treinador do União da Madeira ser Luís Norton de Matos, um técnico habituado a trabalhar com jovens, pesou na sua decisão de aceitar o empréstimo ao clube madeirense?

Sem dúvida. É sempre positivo estarmos num projeto em que a valorização dos jovens é um objetivo.

Nesta fase da pré-temporada, em que lugar da hierarquia da baliza do União considera que está?

Como deve perceber, não posso responder a essa questão.

Em jeito de brincadeira, é um dos seus objetivos para esta temporada trocar de camisola com Iker Casillas? Como é que um guarda-redes de Primeira Liga vê a chegada de um jogador de estatuto mundial às balizas portuguesas?

Claro que seria muito bom trocar de camisola com ele. Penso que é o comprovar do crescimento do futebol português. E o próprio campeonato a assumir-se cada vez mais como uma potência europeia.

Na sua posição, considera que a formação num clube mais modesto é preferível à formação num clube grande, por exigir um maior número de defesas em cada encontro?

Sem dúvida que poder ter formação num clube de topo é muito melhor do que num clube mediano.

Como imagina a sua carreira daqui a dez anos?

É difícil responder, mas espero, claro, que seja sólida e, se possível, num nível bom.

A dois toques

Melhor jogador com quem partilhou balneário: há muitos jogadores com quem gostei de estar
Futebolista favorito: Cristiano Ronaldo

Equipa que mais prazer lhe dá ver jogar: na época passada, Barcelona

Total de visualizações