quinta-feira, 14 de maio de 2015

Moreto Cassamá, prodígio polémico do Olival


Craque da cabeça aos pés, Moreto Cassamá é um dos maiores talentos do futebol português dos últimos anos, revelando potencial para alcançar a elite do futebol. Ainda juvenil mas já imprescindível nos juniores do FC Porto, estará na próxima temporada na equipa B, com Julen Lopetegui certamente à espreita, à procura de um caso semelhante ao de Rúben Neves. 

Proveniente de Bissau, Moreto ganhou notoriedade nas camadas jovens do Sporting CP, onde desde o escalão de infantis foi estrela sem contestação (embora a nível interno não reunisse tanto consenso). Em 2012/13, ao lado de várias grandes promessas do futebol nacional (algumas delas também já abandonaram a Academia de Alcochete), sagrou-se com autoridade campeão nacional de iniciados.

No Verão de 2013, contudo, estalou a polémica. Envolvido no “caso Bruma”, Moreto Cassamá, juntamente com o ponta de lança Idrisa Sambú, foi desviado por Catió Baldé para o centro de estágio do Olival, adquirindo enorme destaque na imprensa portuguesa. Não era caso para menos: os leões acabavam de perder, sem receber um único cêntimo, um dos mais brilhantes talentos que passaram pela Academia.

De imediato se afirmou na equipa de Juvenis A do FC Porto, transitando este ano para os sub-19. A nível de seleções, assumiu também um papel fulcral nos sub-17, herdando a braçadeira de capitão que pertencia a… Rúben Neves. O talento de El Mago, como é conhecido, não passou despercebido e este já foi assediado por vários grandes clubes ingleses. Ao que tudo indica, um deles, o Arsenal, chegou mesmo a avançar com uma proposta de quatro milhões de euros, valor que prontamente foi rejeitado pelos dragões. Tendo em conta que falamos de um atleta com idade de juvenil, a quantia astronómica atesta o seu potencial.
 
Jogador de meio-campo, Moreto Cassamá é um futebolista de processos simples, extremamente maduro e inteligente na forma de jogar e com muita classe nas suas ações. Contando com fenomenal capacidade de passe, controlo de bola sublime e capacidade de finta não menos impressionante, demonstra também grande visão de jogo, criatividade e habilidade na proteção do esférico, para além de um bom remate de meia distância.


Pode atuar como “número 10” ou como médio de transição, exibindo grande intensidade e agressividade na recuperação da bola, excelente pulmão e competência na organização do jogo. Por ser de baixa estatura, poderá com o avançar da sua carreira fixar-se em posições avançadas, que não exijam tanto corpo a corpo como é exigido a um “8”.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')
Nome: Moreto Moro Cassamá
Posição principal: médio ofensivo
Posição secundária: médio-centro
Data de nascimento: 16/02/1998
Naturalidade: Bissau (Guiné-Bissau)
Altura: 1,65 m
Clube anterior: Sporting CP
Clube atual: FC Porto

Total de visualizações