quarta-feira, 27 de maio de 2015

Luca Zidane, o filho tranquilo de Zizou


Pelo posto que afortunadamente ocupa, Luca, segundo de quatro filhos, nunca poderá ser comparado ao pai nem sentir a sufocante pressão que afeta os seus irmãos, todos atacantes dos quadros do Real Madrid. Na verdade, em virtude da curiosidade suscitada, o parentesco com Zizou apenas tem beneficiado o percurso do guardião da família: Zidane é um futebolista realmente talentoso e está facilmente a tornar-se conhecido pela Europa fora. 

“Como é que o filho de um dos mais talentosos médios da História se torna num promissor guarda-redes?!”, pergunta o leitor. Nada mais óbvio. “Quando chegava a casa para jogar com o Enzo, ia à baliza. O mais velho decide sempre, por isso, não teve outro remédio. E um dia disse-me que gostou e que queria fazer carreira naquela posição”, conta o pai.

Daí até se tornar jogador do Real Madrid foi apenas um passo. O real talento, e não apenas o facto de ser filho de quem é, tem-lhe proporcionado enorme destaque nas camadas jovens dos blancos, atuando inclusivamente em escalões acima da sua idade. Tão grande é essa notoriedade que facilmente surgiu a seleção francesa no seu encalço.

Sim, Luca Zidane viveu grande parte da sua vida em Espanha, mas nasceu em França, curiosamente cerca de um mês antes do Mundial 98 (conquistado pelo seu pai)… e escolheu representar a seleção gaulesa. Recentemente, sagrou-se campeão europeu de sub-17, inserido numa equipa que arrisca seriamente vencer o Campeonato do Mundo deste ano.

Outra particularidade a destacar é o facto de Luca usar o apelido paterno na camisola, ao contrário do irmão Enzo, que para evitar as inevitáveis comparações prefere ser chamado de Fernández, nome da mãe.

Pelas características, sobretudo a altura, Luca Zidane é um Iker Casillas em potência. Segundo Zizou, “é um trabalhador e tem tudo para ter sucesso no futebol. Quando há qualidade, pode chegar-se ao sucesso, mas teremos de esperar”. Se singrará em Madrid ou não, é de facto cedo para dizer. Certo é que o jovem guardião tem tudo para confirmar o seu potencial e alcançar altos voos.

Numa primeira fase, Luca chama a atenção pela tremenda qualidade com a bola nos pés. Os seus colegas não têm qualquer problema em jogar consigo pelo chão e este demonstra uma confiança descomunal nesses momentos. Por vezes, até excessiva, arriscando demasiado na saída de jogo. Relativamente a estes parâmetros, há ainda que salientar a sua enorme capacidade de passe.


Já na proteção propriamente dita da baliza, revela excelente leitura de jogo, não sentindo inibição alguma ao sair da grande área, e muito satisfatória habilidade na “mancha” e nos “voos”. Para além disso, é um autêntico especialista em grandes penalidades (como o vídeo abaixo comprova). Pela negativa, sente dificuldades nas bolas altas em geral, necessitando de aprender a não sair “em falso” e a disfarçar a sua altura (1,82 m).




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Luca Zidane Fernández
Posição: guarda-redes
Data de nascimento: 13/05/1998
Naturalidade: Marselha (França)
Clube atual: Real Madrid CF

Total de visualizações