terça-feira, 17 de março de 2015

Perfil de Rafael Ramos (Orlando City SC)



Realizando a sua primeira temporada como sénior, Rafael Ramos tem estado em excelente plano na renovada Major League Soccer, onde atua ao lado do brasileiro Kaká. O principal campeonato norte-americano só agora começou, mas a aventura nos Estados Unidos já permitiu ao lateral direito aceder às seleções jovens nacionais, esperando-se que venha a marcar presença no Mundial Sub-20 de 2015.

Nascido e criado em Seia, distrito da Guarda, deu os primeiros passos na modalidade na Fundação Laura Santos, de onde saiu para o Sporting CP, ainda como infantil. Ao longo das seis temporadas seguintes, cresceu de leão ao peito, mas, concluído o escalão de juvenis, acabou por ver a porta da saída, mudando-se então para os quadros do Real SC.

Uma época foi, contudo, suficiente para voltar a dar o salto, já que na transição para o último ano de sub-19 foi capturado pelo Benfica. O desempenho ao serviço do clube da Luz não poderia ter sido melhor. Sem dificuldades, assumiu a titularidade da equipa de juniores e realizou grandes exibições na primeira edição da UEFA Youth League, acabando por figurar no "onze" ideal da prova.

Foi, por isso, com estranheza e até desconfiança que foi encarada a sua transferência, no Verão de 2014, para o Orlando City, ao abrigo de um protocolo estabelecido pelo Benfica. À conversa com o autor destas linhas, Luís Cristóvão, analista no site Futebol Premier, considerou que "Rafael Ramos ficou claramente a ganhar com a ida para os Estados Unidos, até porque neste momento estaria tapado no Benfica B. A MLS oferece-lhe a oportunidade de estar a jogar num campeonato com muito mais visibilidade e que valoriza bastante jogadores rápidos e com capacidade ofensiva nas laterais".

Ramos chegou ainda a tempo de disputar a parte final da USL (equivalente ao terceiro escalão dos EUA), mas é a Major League Soccer que o poderá catapultar para outras paragens, com Luís Cristóvão a afirmar que "como começam a haver saídas de jogadores da MLS para equipas médias na Europa, não me espanta que o Rafael possa conseguir uma oportunidade se mantiver o nível de crescimento nas próximas temporadas. O primeiro objetivo dele passará, no entanto, por também continuar a afirmar-se na Seleção de Sub-20".


Apesar da baixa estatura, Rafael Ramos é extremamente atlético, aliando um enorme pulmão a uma capacidade de aceleração acima da média. Como principal característica, oferece permanentemente largura ao jogo da sua equipa e demonstra uma enorme propensão ofensiva, cruzando para a grande área com qualidade. Com a bola no pé, praticamente não arrisca, embora possua um bom domínio do esférico e capacidade para sair de situações de pressão. Para além disso, é competente na contenção e no desarme.


Luís Cristóvão conclui a caracterização de Rafael Ramos dizendo que "se integra muito bem no ataque, mas tem ainda de trabalhar a sua conjugação com a linha defensiva e a marcação individual. Com a atitude que tem demonstrado, não me espanta que continue a evoluir nas próximas semanas".






Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')
Nome: Rafael António Figueiredo Ramos
Posição: lateral direito
Data de nascimento: 09/01/1995
Naturalidade: Seia (Portugal)
Altura: 1,70 m
Clube anterior: SL Benfica (Portugal)

Total de visualizações