domingo, 15 de março de 2015

O ninho da Águia: Victor Andrade

Publicado na AABE:


"Capturado no último Verão do outro lado do Atlântico, Victor Andrade é atualmente um dos grandes destaques no Caixa Futebol Campus. Em janeiro, ascendeu na hierarquia interna, tendo concentrado as atenções da massa adepta, que espera ansiosamente pela próxima promoção ao plantel principal.

Brasileiro de origem, deu os primeiros passos no futebol federado ao serviço do EC Vitória. O destaque que teve foi de tal maneira grande que, com apenas doze anos, foi descoberto pelo Benfica, viajando então para Lisboa, onde residiu nos meses seguintes. De águia ao peito, participou (dando igualmente nas vistas) em vários torneios, mas as saudades de casa e da família acabaram por falar mais alto. Embora a ligação à Luz tenha nessa altura terminado, o gosto pelo clube não mais se desvaneceu.

De regresso ao país natal, Victor Andrade integrou as camadas jovens do Santos, conseguindo desde cedo alcançar algum mediatismo a nível nacional. Sem surpresas, com apenas dezasseis anos, foi lançado na primeira equipa do Peixe, entrando, num embate diante do Fluminense, para o lugar de... Alan Kardec.

Os meses que se seguiram viriam a ficar marcados pela sua veloz afirmação na Vila Belmiro. As habituais comparações com Robinho e Neymar não tardaram, começou a falar-se no interesse do FC Barcelona e rapidamente o Santos protegeu o seu diamante com uma cláusula de rescisão de cinquenta milhões de euros. Nessa fase, conseguiu ainda somar presenças nos sub-16, sub-18 e sub-20 do Brasil.

A partir daí, contudo, a sua carreira entrou numa fase descendente. Foi tendo cada vez menos minutos e o enorme destaque terminou. Foi, então, que voltou a surgir o Benfica. Atentos à situação contratual do extremo, os encarnados tentaram trazê-lo para o Seixal a custo-zero, acabando por consegui-lo após algumas semanas de negociações. "O Victor tinha o sonho de voltar a jogar no Benfica", afirmou recentemente o pai do atleta.

Embora a expectativa criada tenha sido grande, Victor Andrade contou com escassos minutos na pré-temporada da primeira equipa, sendo naturalmente relegado para o plantel orientado por Hélder Cristóvão. Começou a época na sombra, mas com a gradual saída de atletas importantes foi conquistando o seu espaço, notando-se hoje que houve uma enorme evolução no seu jogo.

Victor Andrade possui o perfil clássico do jogador brasileiro. Irreverente, adora partir para cima dos defesas, possuindo uma capacidade de finta acima da média. É igualmente muito rápido e um constante pesadelo para os adversários, também pela sua reduzida rigidez tática, que faz com que apareça em inúmeras zonas do terreno, confundindo assim as marcações. Com a vinda para a Europa, passou a ajudar nas tarefas defensivas, tornou-se mais desequilibrador e o seu jogo adquiriu intensidade. Contudo, continua a apresentar debilidades na tomada de decisão, que deverão ser corrigidas com o passar dos meses."


Total de visualizações