segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Perfil de Ryan Gauld (Sporting CP)


Contratado no Verão ao Dundee United, Ryan Gauld é o novo "menino bonito" de Alvalade. Cada vez mais adaptado ao futebol nacional, mas ainda sem reais hipóteses de lutar pela titularidade na primeira equipa, o jovem escocês aponta com grandes expectativas à próxima temporada. Até lá, vai continuando a evoluir e a levar adeptos sportinguistas a Alcochete, onde tem atuado.

Nascido em Aberdeen, fez a sua formação na cidade de Dundee (ao serviço do United), a hora e meia de distância. Ainda como júnior, afirmou-se na equipa sénior e tornou-se no novo ídolo dos adeptos do clube. Mais espantoso ainda é o facto de se ter imposto com tamanha facilidade num futebol duro, agressivo, feio... Características opostas ao seu tipo de jogo, portanto. A cobiça, naturalmente, começou a fazer-se sentir.

Demonstrando enorme inteligência, Gauld escolheu o Sporting CP, um clube onde tem todas as condições para confirmar o seu potencial. Segundo consta, já em Alvalade e mesmo antes de assinar, surgiu uma proposta do Manchester United. A decisão estava, contudo, tomada, tendo o pequeno Ryan sido oficializado pouco depois.

Apesar do enorme potencial demonstrado, surgiram nas semanas seguintes inúmeras críticas (nomeadamente, do responsável por estas linhas) ao investimento de quase três milhões de euros feito nesta contratação: "o escocês veio tapar os miúdos da Academia", "Daniel Podence ou Iuri Medeiros têm um potencial semelhante"... O internacional sub-21 tem, aos poucos, conseguido provar que se tratou de uma excelente aposta. Afinal de contas, os melhores podem sempre jogar juntos.

De baixa estatura e muito móvel dentro das quatro linhas, Gauld é um atacante com toque de bola de craque e uma capacidade de aceleração acima da média, que lhe permite desenvencilhar-se de adversários em espaços curtos. Forte nos passes de rutura e hábil no remate de fora da área, o britânico demonstra também boa visão de jogo, excelente reação à perda da bola e agressividade na recuperação da mesma.


Como ponto negativo, há que apontar as evidentes fragilidades físicas. No entanto, os leões têm sabido trabalhá-las, como o comprovam os quatro quilos de massa muscular que o médio ofensivo adquiriu nesta estadia em Portugal.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Ryan Gauld
Posição principal: médio ofensivo
Posições secundárias: extremo direito e extremo esquerdo
Data de nascimento: 16/12/1995
Naturalidade: Aberdeen (Escócia)
Altura: 1,68 m
Clube anterior: Dundee United FC (Escócia)

Total de visualizações