quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Perfil Jovens Promessas: Arek Milik (AFC Ajax, por empréstimo do Bayer 04 Leverkusen)


Aos 20 anos, Arek Milik é o novo grande predador do futebol europeu. Atualmente em grande forma ao serviço do Ajax, o aprendiz de Robert Lewandowski será, se entretanto não for capturado, o natural sucessor de Stefan Kießling na frente de ataque do Bayer Leverkusen.

Formado no modesto Rozwoj Katowice, teve uma breve passagem pelo Gornik Zabrze, da primeira liga polaca, antes de, em 2013, assinar pelos farmacêuticos alemães, a troco de quase três milhões de euros. Sem espaço no plantel, rapidamente rumou ao Augsburgo, onde registou alguma evolução.

Apesar disso, a sua verdadeira explosão ocorreu na presente temporada. Às mãos de Frank de Boer, encontrou em Amesterdão o sítio ideal para crescer e de imediato assumiu um lugar no "onze". Com 17 golos em 19 jogos (distribuídos por Eredivisie, Taça da Holanda e Champions League), é hoje uma das grandes sensações da Europa. A um outro nível, é também destaque na principal seleção polaca, que representa desde 2012.


Referência ofensiva no modelo de jogo das suas equipas, Milik é um ponta de lança forte fisicamente, perspicaz nas movimentações e mortífero no jogo aéreo. Para além disso, apresenta uma excelente capacidade de envolvimento na manobra ofensiva, muita competência na finalização e faro de golo. Um predador à solta.



Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Arkadiusz Milik
Posição principal: ponta de lança
Posições secundárias: segundo avançado e extremo esquerdo
Data de nascimento: 28/02/1994
Naturalidade: Tychy (Polónia)
Altura: 1,89 m

Total de visualizações