domingo, 4 de janeiro de 2015

O ninho da Águia: Nélson Semedo

Publicado na AABE:


"Levando já quatro temporadas no futebol sénior, Nélson Semedo é hoje responsável pela lateral direita da equipa B encarnada. Descoberto na ainda 2ª Divisão B, revela potencial, mas necessita de muita afinação no seu jogo, precisando por isso de mais temporadas de lapidação no segundo escalão do futebol português. Bem trabalhado, poderá a médio-prazo tornar-se numa opção para o plantel de Jorge Jesus.

Natural de Cabo Verde, Nelsinho fez a maioria da sua formação no Sintrense. Em 2011, ainda como júnior, ascendeu à primeira equipa e deu nas vistas de tal forma que um ano depois estava no Caixa Futebol Campus. Na primeira metade de temporada de águia ao peito, que coincidiu precisamente com a criação da equipa B, praticamente não jogou, sendo emprestado ao Fátima.

Regressaria, então, um pouco mais maduro. Já com Hélder Cristóvão ao leme, foi ocasionalmente somando minutos, sobretudo para dar descanso à concorrência. O habitual titular do conjunto, João Cancelo, rumou ao Valência e Semedo tornou-se com naturalidade dono e senhor da posição, estatuto de que beneficia desde o Verão de 2014.

Nélson Semedo é um lateral direito que se destaca pela tremenda acutilância ofensiva, pensando o jogo como um extremo e criando muitos desequilíbrios em cada encontro. Sempre mais próximo da grande área adversária do que da sua, exibe uma disponibilidade física incrível, enorme capacidade de aceleração e competência na desmarcação nas costas da defesa. Para além disso, possui qualidade técnica que lhe permite encarar com confiança o um para um ofensivo e não raras vezes faz o corredor todo para cruzar.

Pelo contrário, é débil no momento defensivo, demonstrando pouca agressividade no desarme, fraca contenção e escassa cultura tática, com esta última a causar por vezes alguns dissabores à sua equipa. Igualmente, deve melhorar a habilidade do seu pé esquerdo, de modo a tornar-se num jogador ainda mais imprevisível no último terço."


Total de visualizações