domingo, 14 de dezembro de 2014

O ninho da Águia: Pedro Rebocho

Publicado na AABE:


"Atualmente presença habitual nos encontros da equipa B, Pedro Rebocho é uma das maiores esperanças do Caixa Futebol Campus. Aos 19 anos, o 'Maxi Pereira canhoto' vai crescendo na Segunda Liga e, com a instabilidade que nesta era Jorge Jesus se tem verificado na ala esquerda, poderá assumir-se como um dos "quatro ou cinco jogadores da formação no plantel profissional" – meta recentemente estabelecida por Luís Filipe Vieira para 2015/16.

Alentejano de gema, Pedro Rebocho deu os primeiros passos no futebol com a camisola do Juventude de Évora. Aos 12 anos, chamou a atenção de olheiros do clube da Luz e foi convidado a fazer captações na capital portuguesa. Com naturalidade, satisfez os responsáveis das águias, tendo permanecido até hoje nos quadros do campeão nacional. Em entrevista à página 'Jovens Promessas', destacou como principais diferenças encontradas o "peso de vestir a camisola e a forma como encarávamos todos os encontros".

Em 2009/10, segunda temporada de águia ao peito, ajudou a causar sensação no universo benfiquista, ao participar na brilhante conquista do Nacional de Iniciados. Ao lado de nomes como Rony Lopes, Raphael Guzzo ou João Nunes, venceu todos os encontros da fase de apuramento de campeão e o Benfica terminou a prova com o dobro dos pontos do segundo classificado. Três épocas depois, já como júnior de primeiro ano, voltou a saborear um triunfo nacional, desta feita de forma bastante mais suada, já que as jovens águias apenas garantiram a vitória na última jornada (vitória por 1-2 no terreno do Rio Ave).

Alguns meses volvidos, contudo, Pedro Rebocho enfrentou o momento mais difícil da sua carreira. Inserido numa equipa com um enorme potencial, esteve próximo da glória em várias frentes, mas o seu palmarés acabou por permanecer intacto. A nível interno, apesar do domínio em grande parte da campanha, o título escapou para Braga. Já em termos europeus, viu as suas equipas serem derrotadas nas finais da UEFA Youth League (0-3 diante do FC Barcelona) e do Europeu Sub-19 (0-1 frente à Alemanha).

Superado o trauma, integrou o plantel secundário da entidade lisboeta e deu início à sua carreira como sénior. Também na entrevista supracitada, Pedro Rebocho, o 'rapper' do Seixal, destacou que pretende este ano "ganhar ainda mais experiência e maturidade, para poder jogar na Primeira Liga portuguesa". Até ao momento, tem cumprido com o objetivo. Bruno Gaspar, anterior dono da posição, rumou na condição de cedido ao Vitória de Guimarães, permitindo assim a Rebocho somar os minutos de que necessita.

Contando com apurado sentido posicional e bom controlo de bola, Pedro Rebocho é um atleta aguerrido e bastante trabalhador. Incorpora-se bem no ataque e faz do cruzamento para a grande área a sua especialidade, aparecendo não raras vezes na linha de fundo para assistir os seus companheiros. Para além disso, apresenta qualidade no desarme, competência no jogo aéreo (apesar da baixa estatura) e ainda capacidade para jogar na ala direita."


Total de visualizações