domingo, 21 de dezembro de 2014

O ninho da Águia: João Tavares

Publicado na AABE:


"Ainda a conhecer os "cantos à casa", João Tavares, centrocampista de 16 anos, é titular indiscutível na equipa de Juvenis A e presença habitual na Seleção Portuguesa Sub-17. Pode ter chegado apenas no Verão, mas a qualidade já demonstrada torna-o numa futura referência da formação do clube da Luz.

Natural do Porto, começou a dar nas vistas ao serviço do maior clube da cidade. Após quatro temporadas de dragão ao peito, aceitou o convite doBenfica e mudou-se para o Caixa Futebol Campus. Pouco depois da sua chegada, revelou à BTV que "as pessoas que falaram comigo me convenceram a vir, gostei bastante delas. E sou benfiquista" - um pormenor que faz toda a diferença.

Já em declarações prestadas ao responsável por esta rubrica, acrescentou que "me custou sair do clube onde fiz quase toda a minha formação, mas acredito que a decisão tomada foi a mehor". Atenuando um pouco as mudanças, João Tavares salienta que "nunca tive problemas por trocar o FC Porto pelo Benfica. Ninguém me tratou mal".

E a verdade é que, com tenra idade, o médio-centro já experienciou o dia-a-dia de dois grandes. Quando confrontado com a questão óbvia, sublinha que "neste momento, o Benfica é o clube português que trabalha melhor com a formação. Penso que no futuro apostará cada vez mais nela e trabalhará muito os jovens para que eles cheguem ao topo".

Intenso e agressivo no drible, João Tavares define-se como "um médio que gosta de correr o campo todo e de fazer bons passes. Nunca desisto, entro duro e recupero muitas bolas". Ademais, revela inteligência tática, organiza bem o jogo e oferece constantemente linha de passe, destacando-se também pelos movimentos de rutura e pela ação nas imediações da área adversária. Pela negativa, de salientar o exagerado número de receções orientadas para o ataque e consequentes perdas da posse."


Total de visualizações