domingo, 30 de novembro de 2014

O ninho da Águia: João Lima

Publicado na AABE:


"Titular na atual equipa de juniores do clube e na seleção portuguesa sub-19, João Lima é um dos atletas mais interessantes da geração de 96 do Benfica. Ao lado do ex-vimaranense Ricardo Carvalho no centro da defesa, tem sido um dos responsáveis pelo bom registo defensivo do conjunto orientado por João Tralhão e, dada a experiência que vem acumulando – é um dos totalistas na UEFA Youth League –, será opção a ter em conta na equipa B.

Natural da cidade do Porto, João Lima iniciou-se na modalidade ao serviço do Leixões. Ao todo, foram seis as temporadas em que defendeu as cores do clube de Matosinhos. A sua qualidade suscitou cobiça por parte das águias e, na transição para o escalão de juvenis, mudou-se de malas e bagagens para o Seixal.

O saldo global dos seus dois anos de juvenil não poderia ter sido melhor. Na primeira época no Benfica, representando a equipa B, sagrou-se campeão distrital, título ao qual se seguiu, um ano depois, o nacional. Acompanhado por atletas do calibre de Gonçalo Guedes, Romário Baldé ou Renato Sanches, foi um importante pilar em toda a campanha, tendo inclusivamente disputado a partida que, no terreno do FC Porto, garantiu o troféu.

Já em 2013/14, acabou por ser prejudicado pela concorrência de João Nunes, Alexandre Alfaiate e Ricardo Carvalho. As oportunidades foram esporádicas e a regularidade não foi a desejada. Ainda assim, este ano não teve dificuldades em garantir o seu lugar no "onze" e é mais do que indiscutível para João Tralhão.

Bom na antecipação e forte no jogo aéreo, João Lima destaca-se sobretudo pela excelente leitura de jogo e pela qualidade na saída de bola, quer em drible, quer com passe (curto ou longo). Para além disso, demonstra bom posicionamento, incomum serenidade em campo e segurança na cobertura e nas "dobras"."


Total de visualizações