domingo, 23 de novembro de 2014

O ninho da Águia: João Filipe

Publicado na AABE:


"Visual irreverente, aspeto franzino e enorme autoconfiança. João Pedro Filipe, atualmente juvenil de primeiro ano (mas já na equipa A do escalão), é um dos maiores talentos que alguma vez passaram pelo Caixa Futebol Campus. É ainda cedo para antever uma carreira de sucesso, mas há que salientar que, aos 15 anos, o jovem extremo teve já mais impacto no universo benfiquista do que Bernardo Silva e Gonçalo Guedes em igual período. E a qualidade parece não ficar atrás...

Com uma simples pesquisa nos 'sites' de referência, o percurso de João Filipe até ao momento pode gerar algumas dúvidas. Desconhecendo-se o modo como surgiram alguns dos dados, a verdade é que não são verdadeiros. Em conversa com o autor desta rubrica, o atleta foi perentório ao afirmar que "desde os sete anos que jogo no Benfica e nunca representei outro clube".

Em 2012/13, ainda como iniciado de primeiro ano, teve pela primeira vez destaque na imprensa nacional. Eleito capitão da equipa sub-14 da AF Lisboa, João Filipe ajudou a vencer o Torneio Lopes da Silva (que coloca frente a frente as diversas associações do futebol português) e levou para casa o troféu de melhor jogador. Olheiros do FC Barcelona terão estado presentes no certame, mas, segundo alguns relatos, o interesse demonstrado culminou em "nega", tendo o jogador permanecido no clube da Luz.

Novo ano, ainda mais cobiça. Na temporada passada, João Filipe, acompanhado por atletas como José Gomes, Gedson Fernandes ou Jordan van der Gaag, conduziu o Benfica à conquista do Campeonato Nacional de Iniciados. Como consequência, gerou interesse de Chelsea, Liverpool, Manchester City e Manchester United, tendo mesmo prestado provas no centro de treinos dos 'red devils'. A notícia foi avançada pelos meios de comunicação ingleses – com a devida repercussão em solo lusitano –, mas o "novo Cristiano Ronaldo", como foi apelidado, acabou por regressar ao Seixal.

Abordado pelo responsável por estas linhas, aceitou com toda a simpatia analisar o atual panorama das camadas jovens encarnadas: "é um facto que o Benfica, nos últimos anos, não tem apostado muito na formação, mas creio que estamos perante um momento de mudanças e que irá fazê-lo cada vez mais e colocar na primeira equipa mais jogadores". Em seguida, avança com um possível prazo para a sua chegada ao conjunto orientado por Jorge Jesus: "se tivesse de dizer uma idade, diria 18 anos".

Também questionado no sentido de enriquecer estas linhas, Rafael Reis, jornalista de 'A Bola' e 'VAVEL', atesta a qualidade de João Filipe: "tendo em conta o potencial e a capacidade técnica que demonstra, JP pode vir a ser um caso muito sério no mundo do futebol. Possui um conforto com a bola e uma habilidade fora do comum, que caberá ao Benfica moldar em consonância com alguns aspectos nos quais terá de evoluir para que se possa tornar num futebolista completo de excelência".

Ainda segundo o apreciador de formação, o físico do extremo não deverá prejudicar a sua carreira, uma vez que tal "se pode perfeitamente solucionar com muito treino e trabalho de ginásio"; "tendo em conta que terá pelo menos mais três anos de formação, essa situação pode ser colmatada, porque o importante é mesmo a qualidade futebolística, e essa não falta ao jogador em questão".

Detentor de excelente toque de bola e autor de pormenores a fazer lembrar o futebol de rua, João Filipe evidencia qualidade no um para um, velocidade no drible e à vontade a partir para cima do adversário. Para além disso, possui apurada visão de jogo, grande capacidade de receção e competência para semear o pânico em movimentos para o centro do terreno. Pela negativa, de destacar as já referidas debilidade físicas e o ocasional excesso de individualismo."


Total de visualizações