domingo, 26 de outubro de 2014

O ninho da Águia: Rúben Pinto

Publicado na AABE:


"Capitão da equipa B do clube, Rúben Pinto é hoje um dos atletas de maior valia no conjunto orientado por Hélder Cristóvão. Claramente mais maduro e experiente que os restantes companheiros, pode, caso Jesus assim o entenda, servir de alternativa credível ao núcleo-duro do plantel principal. Se não for esse o plano, seria benéfico para o atleta "rodar" a partir de janeiro numa equipa de Primeira Liga, com vista a um regresso em que se tornaria numa opção útil (como André Almeida, por exemplo) para o técnico das águias.

Natural de Odivelas, chegou às camadas jovens do Benfica ainda com idade de infantil. Assumiu-se como figura de proa da sua geração – a mesma de jogadores como Daniel ou Luís Martins – e conquistou espaço nas seleções jovens portuguesas, colocando-se assim numa priviligiada posição de acesso ao plantel sénior.

As previsões confirmaram-se e em 2011/12 Rúben Pinto passou a ser orientado por Jorge Jesus. Contudo, rapidamente se chegou à conclusão de que a não existência de equipa B estava a abrandar o seu desenvolvimento. Praticamente não jogou e, mais importante ainda, não alcançou a difícil adaptação ao nível competitivo.

Nova época, o mesmo papel. Integrou no Verão de 2012 o recém-formado plantel secundário dos encarnados e pensou-se que teria finalmente o número de minutos de que necessitava. No entanto, e obviamente sem que nada o fizesse prever, lesionou-se com gravidade e ficou afastado dos relvados durante grande parte da temporada.

Assim, só em 2013 os adeptos puderam ver Rúben Pinto a atuar com regularidade. Herdando a braçadeira que pertencia a Miguel Rosa, tornou-se peça-chave do conjunto e conduziu o Benfica a um honroso quinto lugar na Liga de Honra, ao longo da qual demonstrou estar já numa fase mais avançada de crescimento em comparação com os seus colegas.

Inteligente e culto em termos táticos, Rúben Pinto é perito nos passes longos e bom no capítulo do remate, sobretudo de fora da área. Agressivo no desarme e bom na antecipação, demonstra ainda excelente visão de jogo e competência na chegada a zonas de finalização."


Total de visualizações