segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Jean Marie Dongou (FC Barcelona)



Conhecida mundialmente pela qualidade dos jogadores lançados, a academia de La Masia produz ano após ano futebolistas com legítimas aspirações a chegar à equipa principal do FC Barcelona. Não apenas pelo seu talento, mas também pela forma como interpretam o modelo de jogo, grande parte desses tem maior facilidade em "encaixar" na equipa. 

Sobretudo pela segunda razão mencionada, é imagem de marca do conjunto catalão possuir uma espinha dorsal constituída por atletas 'made in' La Masia. Sucedendo a nomes como Leo Messi, Xavi, Iniesta ou Fàbregas, está hoje a surgir uma promissora geração de talentos, que ameaça marcar os próximos anos do futebol europeu. 

Em termos de quantidade e qualidade, o grupo formado por Jean Marie Dongou, Alejandro Grimaldo, Sandro Ramirez, Munir El Haddadi, Adama Traoré, Alen Halilovic e Sergi Samper pode talvez ser equiparado aos famosos 'Fergie Babes' (Ryan Giggs, David Beckham, Gary Neville, Phil Neville, Paul Scholes e Nicky Butt), o que diz muito da valia desta fornada.

Dongou, embora esteja atualmente a evoluir no Barça B, foi quem apareceu mais cedo entre os "crescidos" e aquele que mais depressa se tornou conhecido. Descoberto na Fundação Samuel Eto'o, sediada nos Camarões, o jovem ponta de lança africano leva já sete temporadas a vestir de azul-grená.

Fenómeno desde a sua chegada, Jean Marie Dongou tornou-se no primeiro jogador desde Messi a marcar golos em três escalões diferentes. Como tal, sem surpresas, debutou na Segunda Divisão espanhola logo na temporada 2011/12, ainda como juvenil. 

Mais tarde, em dezembro último, estreou-se, e logo a marcar, pela equipa principal, num encontro a contar para a Taça do Rei. Assim, atingiu um nível tal que não mais representou os sub-19, que meses depois viriam a derrotar o Benfica, na final da UEFA Youth League.

Goleador nato, Jean Marie Dongou é um atleta na linha de Samuel Eto'o. Forte, rápido e possuidor de apurado faro de golo, demonstra excelente capacidade de drible (para a qual contribui a sua enorme qualidade técnica), destreza na finalização e versatilidade na frente de ataque.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Jean Marie Dongou Tsafack



Posição principal: ponta de lança



Posições secundárias: extremo direito e extremo esquerdo



Data de nascimento: 20/04/1995



Naturalidade: Mbanga (Camarões)


Altura: 1,73 m

Total de visualizações