domingo, 21 de setembro de 2014

O ninho da Águia: Ricardo Mangas

Publicado na AABE:


"Lateral esquerdo de origem, Ricardo Chaby Mangas é um dos bons valores da razoável geração de 98 do futebol encarnado. Tendo em conta a falta de soluções de qualidade para a posição, o defesa natural de Olhão é visto, sem grande margem para dúvidas, como um dos nomes para o presente e futuro das seleções jovens nacionais.

No clube desde tenra idade, Mangas deu os primeiros passos no desporto-rei ao serviço do Marítimo Olhanense, modesto clube algarvio. O seu potencial não passou despercebido e rapidamente fez "soar" o alarme das águias, que prontamente mostraram o seu interesse. 

A sua vinda para o clube poderia, no entanto, ter sido cancelada por interferência exterior. É que o Benfica não era o único pretendente. Na mesma altura, segundo se conta, também o Sporting entrou em cena com o intuito de levar o jogador para Alcochete, algo que não se veio a concretizar. 

Para infelicidade dos leões, a decisão do jovem atleta foi perentória: o seu futuro passaria pelo agora campeão nacional. Já de águia ao peito, Ricardo Mangas começou por atuar no campo dos Pupilos do Exército, onde evoluem as equipas de competição dos escalões abaixo de iniciados.

Já em 2011, ultrapassou a difícil triagem e transitou para a Academia do Seixal, que desde então o tem acolhido. Porém, ao contrário de vários outros atletas que por esta rubrica têm passado, Ricardo Mangas não conta com um vasto palmarés. Dada a inferior qualidade da sua geração relativamente a outras igualmente recentes, o lateral canhoto ainda não teve a oportunidade de celebrar qualquer título oficial, facto que contudo não o deverá desmoralizar.

Em conversa com o autor deste texto, Rafael Reis, jornalista de 'Vavel' e 'A Bola', afirmou que "Ricardo Mangas poderá vir a tornar-se num sério caso de sucesso, principalmente pela raridade de jogadores com as suas características no futebol nacional". Aumentando as expectativas em torno da jovem águia, o referido apreciador de formação rematou dizendo que "caso o Benfica mantenha o trabalho que tem vindo a desenvolver com este jogador, poderá não constituir um exagero prever que estará aqui mais uma opção para a Selecção Nacional".

Para já, e não sendo de desvalorizar, integra os trabalhos de preparação dos sub-17 para a qualificação com vista ao Europeu da categoria. Em anos recentes, vários outros jogadores têm também passado por estas andanças, ainda que poucos tenham entusiasmado como Ricardo Mangas o faz. Quanto a esta questão, Rafael Reis não teve dúvidas em afirmar que "nas últimas épocas apenas Pedro Rebocho e Rafa, do FC Porto, apresentaram potencial semelhante, talvez um pouco superior neste momento".

Ainda em declarações prestadas ao responsável pel'"O ninho da Águia", o citado jornalista elevou um pouco mais a fasquia, afirmando que Ricardo Mangas é provavelmente "o lateral esquerdo mais promissor da cidade [de Lisboa], embora ao mesmo tempo também preveja uma excelente evolução para Abdu Conté, do Sporting". Em seguida, deu o mote para a caracterização de Mangas como jogador.

"Consiste num ala (...) capaz de ganhar a linha de fundo, mas também capaz de fazer o 'vaivém' pela esquerda com uma facilidade pouco comum para a tenra idade que ainda possui", sendo esse, de facto, um dos aspetos mais marcantes no futebol de Ricardo Mangas. Ofensivamente, sobressaem os constantes desequilíbrios provocados pelas suas movimentações, para as quais também contribuem a velocidade e a qualidade técnica que exibe. Em termos defensivos, denota sobretudo inteligência tática, tendo ainda de polir outras arestas, caso pretenda atingir um nível de excelência."


Total de visualizações