quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Perfil Jovens Promessas: Rúben Neves (FC Porto)



Até há bem pouco tempo um perfeito desconhecido para o público em geral, o internacional sub-17 português é hoje a nova sensação do futebol nacional. De um momento para o outro, e sem que nada o fizesse prever, Rúben saltou da equipa de juvenis dos azuis e brancos para o plantel principal e promete fazer história de dragão ao peito.



De facto, o jovem médio defensivo foi, de entre todos os atletas que durante este Verão integraram o grupo de trabalho orientado por Julen Lopetegui, o "reforço" mais surpreendente. E, tal como a grande maioria, necessitou da intervenção do técnico espanhol. O basco observou a prestação de Portugal no último Campeonato da Europa de Sub-17 e terá ficado impressionado com o capitão Rúben Neves. Maduro e inteligente dentro das quatro linhas, o centrocampista foi um dos destaques individuais do torneio, tendo inclusivamente sido destacado pela UEFA como um dos dez melhores a participar.

O que aconteceu meses depois veio apenas confirmar o tremendo potencial do jogador do FC Porto. Não só surpreendeu pela titularidade em vários jogos da pré-época dos dragões, como tornou possível a sua promoção definitiva à equipa principal, mesmo possuindo apenas idade de júnior de primeiro ano.

Bruno Gama, o último a estrear-se na equipa azul e branca contabilizando somente dezassete primaveras, afirmou, em declarações ao jornal 'O Jogo', que para Rúben Neves ter sucesso "é preciso saber gerir expectativas e nunca deixar que a confiança do jogador seja afetada" - algo que a instituição presidida por Pinto da Costa já mostrou saber fazer.

Bom na recuperação de bolas a meio-campo, Neves destaca-se pela notável capacidade técnica e pela imensa qualidade de passe. Hábil a bater pontapés de canto, revela ainda uma leitura de jogo acima da média. A seguir com muita atenção.





Perfil "Jovens Promessas": Rúben Neves (FC Porto)

Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')



Nome: Rúben Diogo da Silva Neves 




Posição: médio defensivo




Data de nascimento: 13/03/1997




Naturalidade: Mozelos (Portugal)




Altura: 1,80 m

Total de visualizações