domingo, 10 de agosto de 2014

O ninho da Águia: Raphael Guzzo

Publicado na AABE:


"Descoberto em 2008 no Desportivo de Chaves, o internacional sub-19 português é hoje um dos mais promissores atletas da formação do Benfica. Atualmente integrado no plantel da equipa B, Guzzo, médio-centro com qualidade de passe, foi um dos pilares da excelente campanha dos encarnados na primeira edição da UEFA Youth League, na qual, recorde-se, o campeão nacional foi batido, no derradeiro desafio, pelo Barcelona.

Nascido na cidade brasileira de São Paulo, veio com tenra idade viver para o norte de Portugal, onde teve o primeiro contacto com o desporto-rei. Deu nas vistas como infantil e não escapou à rede de prospeção do Benfica, que tratou de o trazer para a Academia do Seixal. Após seis temporadas de águia ao peito, possui no seu palmarés dois títulos nacionais (um de iniciados e outro de juniores) e ainda um uma vitória no distrital de juvenis.

Na época 2012/13, que ficou marcada pela conquista do Nacional de Juniores por parte de uma equipa com nomes como os de Bernardo Silva, João Cancelo, Bruno Varela ou João Teixeira, Raphael Guzzo foi aposta de Luís Norton de Matos na formação secundária do clube e conseguiu superar a dezena de encontros na Segunda Liga.

Apesar desse facto, foi no passado ano desportivo "relegado" para o plantel de juniores, sobretudo pelo aumento de competitividade no conjunto então orientado por Hélder Cristóvão. Tornou-se assim indiscutível no "onze" de João Tralhão, num meio-campo composto ainda por Estrela (que recentemente assinou pelo Orlando City, por três anos e meio) e Rochinha/Filipe Nascimento (atualmente no Académico de Viseu).

As duas provas em disputa escaparam já no fim, é certo, mas o saldo global é, contudo, bastante positivo. Raphael Guzzo cresceu como jogador, adquiriu uma maturidade futebolística mais adequada à exigência do futebol sénior e carimbou o passaporte para a Hungria, onde recentemente se disputou o Europeu de Sub-19. Uma vez mais, a vitória esteve bastante próxima, mas acabou por não se confirmar, com a Alemanha a bater a seleção das quinas na grande final, por 1-0.

Centrocampista de transição, Guzzo destaca-se pela qualidade técnica e inteligência tática. Regularmente a aparecer com perigo em zonas de finalização, evidencia ainda visão de jogo, capacidade para atuar sob pressão adversária e bom desarme."


Total de visualizações