domingo, 13 de julho de 2014

Relatório: Anderson Talisca (SL Benfica)


Não chega à Europa rotulado de craque nem na condição de potencial sucessor de qualquer glória brasileira de outrora, ao contrário do que sucede com muitos dos seus compatriotas. Chega, ainda assim, com a pressão de satisfazer o exigente 3º anel da Luz, sobretudo tendo em conta o avultado investimento financeiro que a sua transferência envolveu. Na Bahia, o jovem Talisca já conheceu as duas faces da moeda: se primeiramente foi alvo dos apupos da torcida, a sua determinação elevou-o a figura. Ao despedir-se dos companheiros, num vídeo divulgado pelo clube, revelou que a chave para o sucesso está intimamente ligada com a confiança nas capacidades de cada qual. Fique a conhecer Anderson Talisca, certamente determinado em revelar-se uma aposta ganha de Jorge Jesus para a época 2014/15. 





O físico franzino valeu a Anderson Souza Conceição a alcunha de "Talisca", jogador com quase 1,90m de altura e cerca de 75 kg. A adaptação ao futebol europeu passará por uma necessária evolução dessa valência, a fim de adquirir maior capacidade de choque/disponibilidade num jogo mais intenso e fisicamente exigente. 



Versátil, estamos perante um atleta de características essencialmente ofensivas. Pode jogar no meio-campo, nas costas do avançado, ou mais descaído sobre um dos flancos, embora seja um jogador que ao invés de ir à linha e cruzar, procura preferencialmente movimentações interiores. Encostado sobre o lado direito, - recorrendo a um jogo frente só Flamengo em 2013 - optou sempre em flectir para o meio a fim de utilizar o pé esquerdo, algo normal. Revelou uma boa visão de jogo aliada a uma qualidade de passe assinalável, com passes entre linhas e variações de jogo certeiras. Tecnicamente evoluído, excelente "canhota". 

Já em 2014, em mais que uma ocasião, posicionou-se junto do ponta-de-lança, desempenhando o papel de "9,5" que Jorge Jesus tentou atribuir a Djuricic na última temporada. Efectuou várias trocas com os colegas do sector ofensivo, aparecendo também descaído sobre as alas. Mais uma vez, revela-se uma mais valia pela forma como descobre os colegas nos espaços, sobretudo Biancucci. Evidenciou qualidade na condução, forte a sair com bola. 

Sem grandes preocupações na recuperação defensiva - lenta - posiciona-se em zonas interiores. Prestação muito modesta sem bola. Pausa demasiado o jogo nos seus pés, evidenciando uma natural falta de intensidade. Importa realçar a qualidade a nível das bolas paradas. Escreve a imprensa que JJ quererá fazer de Talisca um "8", mas para tal terá que trabalhar bastante a nível defensivo e evoluir do ponto de vista táctico, algo um pouco negligenciado na Bahia. Ofensivamente poderá surgir como solução a breve prazo se a adaptação se concretizar da melhor forma, para outra função, necessitará de ser mais trabalhado. 


Total de visualizações