segunda-feira, 21 de julho de 2014

Perfil Jovens Promessas: Youri Tielemans (RSC Anderlecht)



Youri Tielemans, médio-centro de 17 anos do AnderlechtCompleto desconhecido no início da época 2013/14, o jovem dos arredores de Bruxelas assumiu-se como um dos atletas mais promissores do futebol mundial. Ao longo de uma temporada na qual perplexidade e admiração se fizeram sentir um pouco por toda a parte, Tielemans ganhou com idade de juvenil a titularidade na principal equipa do Anderlecht (que, recorde-se, disputou a Liga dos Campeões) e revelou ser, a todos níveis, um talento precoce.

Também em termos internacionais várias etapas foram queimadas. Passando em muito pouco tempo de presença assídua nos sub-16 da Bélgica a peça importante nos sub-21, tornou inevitável a contagem decrescente até se estrear pela seleção A dos "Diabos Vermelhos". Para isso, e tendo em conta a aposta que é feita nos jovens, "bastará" continuar a jogar regularmente na Jupiler Pro League, sabendo de antemão que, se a sua evolução correr dentro do esperado, poderá seguir o exemplo de Adnan Januzaj e estrear-se numa grande competição com idade de júnior.

Como seria de esperar, muitos outros clubes europeus têm já o seu nome sublinhado na agenda. Chelsea ou Benfica, por exemplo, já demonstraram interesse nesta pérola. Contudo, será bastante complicado arrancá-la à instituição que a recebeu com apenas cinco anos de idade. A título de curiosidade, de referir que o 'site' especializado Transfermarkt avalia o jogador em pouco mais de 13 (!) milhões de euros.

Eficaz na ação defensiva, Youri Tielemans demonstra qualidade de passe e visão de jogo, para além de um excelente controlo de bola e velocidade, atributos que lhe permitem conferir verticalidade ao jogo da sua equipa. Fisicamente desenvolvido, apresenta capacidade para manter a alta rotação ao longo dos noventa minutos e assume-se como homem das bolas paradas.

Total de visualizações