quarta-feira, 16 de julho de 2014



Joachim Rodrigues, olheiro profissional, aceitou o nosso convite e respondeu-nos a duas questões relacionadas com a transferência de Markovic para o Liverpool.

Como é sabido, os "reds" fecharam negócio com o Benfica, pagando 25 milhões de euros às águias.

Segue-se a pequena entrevista:

Jovens Promessas - Na entrevista que nos concedeu, Rui Malheiro afirmou que o possível sucesso de jogadores como Juan Quintero, Lazar Markovic ou William Carvalho "depende muito do acerto nas escolhas em relação aos futuros clubes e da perceção de que é crucial jogar sempre nestas idades". Considera que o sérvio ex-Benfica conseguirá afirmar-se no Liverpool e continuar a jogar regularmente, de forma a não estagnar a sua evolução? 

Joachim Rodrigues - Corroboro por completo essa afirmação do Rui Malheiro. Quanto ao facto de Markovic poder jogar ou não de forma regular, dependerá sempre do que estará delineado pelo seu novo treinador na abordagem à temporada 2014/15. Acredito que essas questões tenham sido salvaguardadas antes da transferência e que, se o jogador sérvio aceitou a mudança e o Liverpool pagou a quantia que pagou, então é porque existe confiança de ambas as partes ou foram dadas garantias suficientes de que poderá vir a ser uma peça importante, se não a curto, pelo menos, a médio-prazo. Certo é que irá encontrar em Inglaterra concorrência interna e externa - entenda-se por interna a dos seus companheiros na luta por uma vaga no onze e por externa o nível competitivo dos adversários que terá pela frente - incomparavelmente superior àquela que teve em Portugal.

JP - A Premier League é vista por muitos como o melhor e mais competitivo campeonato do Mundo. Adequar-se-á o futebol inglês ao estilo de jogo do extremo de 20 anos? 

JR - A Premier League tem por inerência uma componente física e anímica extremamente forte. Tendo por base esse ponto de partida e sendo esses, na minha opinião, os aspectos menos bons do futebol de Markovic, resta apenas aguardar e ver até que ponto haverá sensibilidade suficiente por parte da estrutura técnica e dirigentes do Liverpool numa adequada gestão dessas duas dimensões. Sucintamente, dependerá tudo da forma como Markovic irá reagir aos estímulos competitivos que terá pela frente nesta sua nova aventura, porque potencial e virtuosidade técnica não faltam, nem nunca faltaram, para que possa vir a atingir um patamar de excelência no futebol europeu. 

Total de visualizações