terça-feira, 8 de abril de 2014

Relatório: Serge Aurier (Toulouse FC)




Em evidência na presente edição da Ligue 1, Serge Aurier já despertou a cobiça do Arsenal de Arséne Wenger, algo natural tendo em conta que o treinador do colosso londrino costuma estar atento aos talentos emergentes que despontam no campeonato do país de onde é oriundo. 





Numa primeira abordagem ao perfil deste atleta de 21 anos, ficamos surpresos pelos números que apresenta, sobretudo tendo em conta de que se trata de um lateral. Presença habitual no onze do Toulouse, leva até à data seis golos e sete assistências em cerca de 28 jogos, algo que funciona quase que como nota introdutória ao seu perfil: Costuma jogar a lateral mas, por ser um jogador com grande produtividade em termos ofensivos, poderá actuar em zonas mais avançadas do terreno. Fisicamente robusto mas ágil, é comum vê-lo fazer papel de extremo e ir à linha e cruzar ou aparecer em zonas de finalização. É também de salientar a sua qualidade técnica.

No capítulo defensivo, embora seja dos jogadores com maior percentagem de interceções concretizadas, apresenta várias lacunas que terá que suprimir se quiser vir a suceder a Bakary Sagna. O posicionamento, o “timing” de entrada, a recuperação defensiva são alguns exemplos. Terá que ser igualmente mais inteligente a jogar, pois revela algumas debilidades quando tenta recorrer à armadilha do fora-de-jogo, situação que já originou golos adversários e foi alvo de crítica do seu treinador. 




Total de visualizações