sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Ali Adnan (Çaykur Rizespor)



Ali Adnan, defesa esquerdo de 20 anos do RizesporTornou-se conhecido do grande público, quando, no Verão, se assumiu como peça-chave na histórica campanha do Iraque no Mundial de Sub-20, que culminou com um honroso quarto lugar. Apesar da tenra idade, conta já com um número considerável de internacionalizações pela seleção principal iraquiana e é, a par do génio Humam Tariq, um dos jogadoresmais promissores da nova e talentosa geração daquele país. 

Demonstrou, pouco depois da competição, ter uma preocupação invulgar com a sua carreira. Rejeitou os turcos do Galatasaray e assinou, vindo do FC Bagdad, pelo seu atual clube, também da Primeira Liga Turca, onde sabia que teria mais oportunidades para crescer. A aposta revelou-se acertada. Tem sido titular e é já pretendido por vários grandes clubes europeus, tendo mesmo sido alvo do Nápoles que, alegadamente, viu uma proposta de sete milhões de euros ser recusada. 

Adnan tem potencial para ser um dos laterais mais cotados do futebol europeu. Apesar de ter que melhorar em termos defensivos, ofensivamente é fantástico. Tem uma capacidade física que lhe permite estar constantemente no último terço do terreno, onde cria muito perigo. Rápido, remata à baliza adversária muitas vezes em cada partida e cruza muito bem. Tem uma técnica invulgar, dada a posição que ocupa no terreno, contudo, por vezes, exagera nas fintas e desperdiça jogadas perigosas. 

Novo Gareth Bale?

Total de visualizações