sábado, 21 de dezembro de 2013

Tomané (Vitória SC)



É mais um dos produtos da equipa B vitoriana a dar cartas na primeira liga. Depois de na última época ter disputado a Liga de Honra, este ano Tomané leva já 14 jogos e 5 golos pela equipa principal (marcou também 1 vez na B ). 



A adaptação à idade sénior demorou mais do que o esperado. Terminada a formação foi chamado por Manuel Machado ao plantel principal em 2010/2011. Utilizado apenas uma vez, rumou ao Limianos na época seguinte. Mas os números voltaram a não entusiasmar. 20 jogos, e apenas 1 golo depois, regressou a Guimarães. Tapado por Baldé e Soudani, o jovem ponta de lança acabou na equipa B. Utilizado também como extremo, fez 4 golos em 36 jogos, e nunca foi chamado por Rui Vitória, numa época em que vários jovens o foram.

Só que o talento demonstrado, e a saída dos principais concorrentes, ajudaram à sua promoção. Depois de um período de intermitência entre o 11, o banco, e a equipa B, aproveitou a ausência de Maazou para agarrar em definitivo a titularidade. O tempo de jogo, e o facto de atuar mais vezes como ponta de lança (quando esteve no 11 com Maazou jogava como extremo), mostraram a sua qualidade, e trouxeram golos.

Ponta de lança móvel, mas com poder físico e de choque, destaca-se pela forma como consegue aparecer do nada em situações de finalização. O record pessoal de golos alcançado em meia época diz bem da sua evolução. É muito frio no momento da finalização. A maior parte dos seus golos surgem dentro da grande área, e ao primeiro toque. Tem o chamado instinto de matador. É inteligente na forma como aproveita o espaço entre o lateral e o central.
Internacional sub-21, é mais jovem vimaranense a aparecer. Precisa de evoluir em alguns aspetos, mas principalmente ser mais constante. Só assim poderá passar de promessa a certeza. 

Total de visualizações