"No mundo do futebol, é, de há muito tempo a esta parte, habitual atribuir-se, no final de cada ano civil, prémios individuais e coletivos àqueles que mais se destacaram, durante os doze meses anteriores. Não há um critério universal para a seleção dos atletas, sendo, por isso, uma escolha, por vezes, pouco racional e sem sentido, como acontece ocasionalmente com a Bola de Ouro. Neste artigo, procurarei eleger, de forma consensual, os onze melhores jogadores jovens de 2013. Para isso, apenas foram tidos em conta os praticantes do desporto-rei nascidos em, ou depois de, 1992. Foram utilizados critérios como a importância que tiveram na segunda metade da temporada 2012/13 e na primeira metade da época a decorrer ou a qualidade da sua participação na competições internacionais realizadas no Verão. O resultado foi o seguinte.
Thibaut Courtois, guarda-redes emprestado, pelo Chelsea FC, ao Atlético de Madrid. O guardião belga cresceu ainda mais desde a chegada de Diego Simeone ao comando técnico dos "colchoneros" e, em 2013, foi um autêntico muro na baliza do Vicente Calderón. A nível internacional, foi preponderante na campanha de qualificação da Bélgica para o Mundial do Brasil. Nesta seleção em crescimento, Courtois será o guardião durante a próxima década e ajudará o clã de Eden Hazard e companhia a conquistar um grande título.
Daniel Carvajal, defesa direito do Real Madrid CF. Ao serviço do Bayer 04 Leverkusen, foi um dos melhores laterais da última edição da 1. Bundesliga e inscreveu o seu nome na lista de vencedores do Campeonato da Europa U21. Tão boa forma valeu-lhe o regresso ao Santiago Bernabéu, onde, esta época, tem discutido o lado direito da defesa com Álvaro Arbeloa. Raphaël Varane, defesa central do Real Madrid CF. Aproveitando os problemas físicos e disciplinares de Sergio Ramos e Pepe, o internacional francês, contratado ao RC Lens por dez milhões de euros, pegou de estaca no "onze" e é hoje considerado um dos centrais mais promissores do futebol mundial. Ajudou também o seu país a garantir o apuramento para o Mundial 2014.
Matija Nastasić, defesa central do Manchester City FC. Chocou o mundo do futebol, quando, com idade de sénior de primeiro ano, assumiu a titularidade no então campeão inglês, relegando Joleon Lescott para o banco de suplentes. Cresceu muito como jogador e tornou-se também indiscutível na seleção principal da Sérvia. David Alaba, defesa esquerdo do FC Bayern Münich. O seu fantástico desempenho no ano de 2013, pelos bávaros, consagrou-o definitivamente como o lateral canhoto mais promissor da atualidade. Ganhou tudo o que havia para ganhar sob o comando de Jupp Heynckes e tornou-se no jogador mais cotado da modesta seleção austríaca, com apenas 21 anos.

Mario Götze, extremo do FC Bayern Münich. Ajudou o Borussia Dortmund a chegar à final da UEFA Champions League, que não pôde disputar, devido a lesão. Antes disso, protagonizou uma transferência polémica para o grande rival dos "borussers" e atualmente é uma peça importante na equipa de Pep Guardiola. A nível internacional, continuou a somar partidas com a camisola germânica e, se mantiver a boa forma, será um jogador-chave no Campeonato do Mundo. Isco, médio ofensivo do Real Madrid CF. Após a vitória no prémio Golden Boy 2012, realizou uma excelente segunda metade de temporada, pelo Málaga CF, que lhe valeu a titularidade no Campeonato da Europa Sub-21, conquistado pela "rojita". Disputado por Manchester City FC e Real Madrid CF, acabou por assinar pelos "blancos", conquistando um lugar no "onze", em parte, devido à saída de Mesut Özil para o Arsenal.
