sábado, 7 de setembro de 2013

Perfil Jovens Promessas: José Sá (CS Marítimo)


José Sá, guarda-redes de 20 anos do MarítimoPela mão do Palmeiras FC, entrou no futebol federado. Nessa altura, tinha já catorze anos, uma idade pouco habitual para se começar. Mas nem isso o impediu de demonstrar potencial para chegar à seleção nacional. 


Dois anos depois, estava no Merelinense e, em janeiro de 2011, já como júnior, foi viver para o Caixa Futebol Campos, a academia do Benfica. A sua estadia no Seixal foi curta, já que, um ano depois, assinou pelo Marítimo, onde terminou a sua formação. 



Na temporada passada, assumiu a titularidade na equipa B dos insulares. Esse foi o principal motivo pelo qual defendeu a baliza portuguesa no Mundial de Sub-20, realizado na Turquia, em detrimento de Bruno Varela e Rafael Veloso. Numa equipa que ficou abaixo das expectativas criadas, José Sá foi um dos únicos portugueses com nota positiva e, com a saída de Salin do clube madeirense, assumiu-se como o principal candidato à titularidade na época que se avizinhava. 



Se dúvidas existissem acerca da sua qualidade, foram dissipadas na primeira jornada do campeonato, na vitória, por 2-1, frente ao Benfica. Atualmente, o jovem guardião é titular nos sub-21 e vai continuar a defender a baliza do Marítimo. 


Extremamente jovem para a sua posição, revela qualidade para chegar a um clube mais ambicioso. Ágil, possui excelentes reflexos, sendo capaz de defender também as recargas. Pela forma como sai rapidamente dos postes, demonstra concentração e coragem. Extremamente seguro e fiável, evidencia muita maturidade e qualidade nas bolas altas. Destaque ainda para a sua qualidade a jogar com os pés.

Total de visualizações