quarta-feira, 19 de junho de 2013

Perfil Jovens Promessas: Cristian Tello (FC Barcelona)


Cristian Tello, extremo de 21 anos do FC Barcelona. O jovem craque do campeão espanhol e dos sub-21 de Espanha começou a jogar futebol num clube muito pequeno chamado Can Rull. Em 2002, foi para a famosa La Masía, onde permaneceu até 2008, ano em que o contrato que o ligava aos catalães terminou. Assinou pelo Espanyol e, dois anos depois, estava a jogar na formação secundária do clube catalão. 


Quando o seu vínculo expirou, regressou ao clube no qual fez a maior parte da sua formação. Começou por jogar apenas no Mini Estadi (estádio onde joga a equipa B do FC Barcelona), mas, em 2011, pela mão de Pep Guardiola, deu os seus primeiros passos na equipa principal. Na próxima temporada, como consequência da contratação de Neymar, Tello terá de ir para outro clube, se quiser jogar regularmente. 

Têm surgido interessados de diversos países: da Alemanha, o Borussia Dortmund e o Schalke 04, de Inglaterra, o Arsenal e o Liverpool e de Espanha, o Atlético de Madrid. O extremo catalão foi titular na equipa espanhola que venceu recentemente o Campeonato da Europa de Sub-21, tendo jogadores como Thiago Alcântara, De Gea, Iker Muniain ou Isco como colegas. 

Velocidade é a palavra que melhor o descreve. Passa pelos adversários com a sua velocidade e com mudanças rápidas de direção, o que significa que é um jogador que precisa de espaço para o seu jogo, não é de finta curta. Faz receções orientadas muito boas e cruza bem.

Total de visualizações